Centro Israelita | As Selichot pré-Iamim Noraim
20909
post-template-default,single,single-post,postid-20909,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

As Selichot pré-Iamim Noraim

As Selichot pré-Iamim Noraim

Com a aproximação dos Iamim Noraim, a preparação para esses dias se intensifica. Alguns dias antes de Rosh Hashaná, começamos a rezar as Selichot, uma série de preces e liturgias penitenciais.

No mês de Elul, é como se Deus, o Rei do Universo, estivesse mais próximo de Seu povo com o intuito de aceitar seus pedidos. Para isso, é necessário haver uma preparação sincera através de um balanço espiritual, uma reflexão profunda sobre os atos passados com o objetivo de corrigir falhas e tomar boas resoluções para o ano que se aproxima.

O Rei David ficou angustiado quando previu profeticamente a destruição do Templo Sagrado e a cessação da oferenda dos sacrifícios. “Como os judeus vão expiar os seus pecados?” perguntou-se ele. Deus respondeu: “Quando o sofrimento se abater sobre os judeus por causa de seus pecados, eles se reunirão erante Mim em completa unidade. Juntos eles confessarão seus pecados e recitarão a ordem das Selichot, e Eu responderei às preces deles.”

Neste ano, pelo fato de o primeira dia de Rosh Hashaná ser em uma segunda-feira, seguindo um ritual ashkenazi, as Selichot começam neste sábado (21). Entre os sefaradi, elas são rezadas durante todo o mês de Elul.

No Comments

Post A Comment