
18 set As Selichot pré-Iamim Noraim
Com a aproximação dos Iamim Noraim, a preparação para esses dias se intensifica. Alguns dias antes de Rosh Hashaná, começamos a rezar as Selichot, uma série de preces e liturgias penitenciais.
No mês de Elul, é como se Deus, o Rei do Universo, estivesse mais próximo de Seu povo com o intuito de aceitar seus pedidos. Para isso, é necessário haver uma preparação sincera através de um balanço espiritual, uma reflexão profunda sobre os atos passados com o objetivo de corrigir falhas e tomar boas resoluções para o ano que se aproxima.
O Rei David ficou angustiado quando previu profeticamente a destruição do Templo Sagrado e a cessação da oferenda dos sacrifícios. “Como os judeus vão expiar os seus pecados?” perguntou-se ele. Deus respondeu: “Quando o sofrimento se abater sobre os judeus por causa de seus pecados, eles se reunirão erante Mim em completa unidade. Juntos eles confessarão seus pecados e recitarão a ordem das Selichot, e Eu responderei às preces deles.”
Neste ano, pelo fato de o primeira dia de Rosh Hashaná ser em uma segunda-feira, seguindo um ritual ashkenazi, as Selichot começam neste sábado (21). Entre os sefaradi, elas são rezadas durante todo o mês de Elul.
No Comments