Após o óbito, contatar a Sinagoga pelo telefone 3279.6542, em horário comercial, ou 99115.4879, em horários de plantão, para que possa ser encaminhado o velório e posteriormente o enterro no Cemitério Centro Israelita, Rua Guilherme Schell, 315.
Ao receber o atestado de óbito no hospital (ou clínica) conferir junto ao médico responsável se o mesmo está preenchido corretamente. Qualquer dado incorreto pode gerar recusa por parte do cartório em registrar a certidão de óbito.
O responsável, ao se dirigir ao hospital (ou clínica), deve ter em mãos a identidade do falecido (a).
Procurar a funerária para tratar do serviço funeral: caixão/urna/acompanhamento para liberação de documentação e transporte do corpo.
O funeral israelita não permite o uso de adornos florais (coroas e mantos de flores).
A funerária responsável não pode cobrar por qualquer tipo de preparação do corpo, pois este serviço será feito pelo cemitério. Os serviços da funerária se resumem ao transporte do corpo dentro da cidade e ao acompanhamento do familiar responsável pela liberação do corpo junto à Central de Atendimento Funerária (Rua Santana, 966) e, após, ir ao Cartório de Registros e Óbitos da 4ª Zona (Av. Osvaldo Aranha, 236 – POA – 3224.1675)
A funerária deve fornecer velas para o velório. Este ritual, no judaísmo, é realizado exclusivamente à luz de velas (não podem ser luzes) e devem acompanhar o corpo desde a chegada no cemitério.
O corpo deve ser entregue à funerária, apenas enrolado em lençol, no mesmo estado em que estava no momento de constatação de óbito. Todos os preparativos serão realizados no cemitério de acordo com as normas judaicas.
Em caso de óbitos após às 19h, a funerária pode remover o corpo até às 8h. Caso o óbito ocorra na sexta-feira após às 10h, o corpo deverá permanecer em câmara fria do hospital ou na funerária até domingo as 8h, horário em que poderá dar entrada no cemitério para o velório.
Por medidas de segurança, o cemitério permanece fechado durante a noite.
As informações referente aos horários citados acima poderão ser revistas, caso a família solicite à administração do Centro Israelita para que o velório seja feito durante a noite de sexta-feira e o sábado, até o horário permitido para o sepultamento. Neste caso, serão contratados seguranças e funcionários, às expensas da família.
CEMITÉRIOS
Cemitério do Centro Israelita
– Rua Vicente da Fontoura, 315 (entrada nos dias de visitas)
**Horários de visitação ao Cemitério:
– De Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h, e Domingos, de forma intercalada, no mesmo horário.
– Rua Guilherme Schell, 315 (entrada para velórios)
Cemitério da Tristeza
– Rua Liberal, 20 – Tristeza
* Cerimônias