Centro Israelita | Curiosidade sobre Moisés, personagem principal de Pessach
21314
post-template-default,single,single-post,postid-21314,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Curiosidade sobre Moisés, personagem principal de Pessach

Curiosidade sobre Moisés, personagem principal de Pessach

Em poucos dias, estaremos novamente sentados em volta de uma mesa para ler a Hagadá e lembrar a saída do povo judeu da escravidão do Egito. E Moisés, como personagem principal desta história, merece um estudo especial. Abaixo, destacamos alguns pontos a respeito dele que talvez você não saiba.

1 – Ele é a primeira criança mencionada na Bíblia que foi abandonada.  Seus pais o esconderam por três meses numa tentativa de protegê-lo do decreto egípcio que condenava à morte todos os bebês hebreus. Quando não puderam mais escondê-lo, foi colocado em uma cesta no rio Nilo e, encontrado, criado em meio à família real egípcia.

2 – O nome Moisés provavelmente deriva do termo egípcio “mesu” que quer dizer “criança” ou “filho”, mas também poderia ser interpretado como ‘libertador’ em hebraico.

3 – Quando Moisés recebeu o chamado de Deus para conduzir seu povo para fora do Egito, ele tinha aproximadamente 80 anos.

4 – Em algumas passagens do Livro de Deuteronômio é possível entender que, ou Moisés saberia que morreria logo ou que Deus lhe teria dito isso de alguma forma para que ele soubesse. No entanto, não há nenhuma passagem que indique qualquer sinal de temor por parte do profeta de que seus dias na Terra estavam chegando ao fim. Ao invés de se lamentar, Moisés teria usado o seu tempo restante para alertar os israelitas contra a desobediência das leis divinas e se encarregou de instruir Josué para substitui-lo.

5 – Acredita-se que o profeta tivesse problemas de fala. A sua resposta ao chamado de Deus, em Êxodo, deixa isso bem claro. “Senhor, eu não sou muito bom com as palavras. Eu nunca fui, e não sou agora, mesmo que você tenha falado comigo. Eu fico com a língua presa, e minhas palavras ficam emaranhadas”.

 

No Comments

Post A Comment