Centro Israelita | Elul: um período de autoconhecimento
20867
post-template-default,single,single-post,postid-20867,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Elul: um período de autoconhecimento

Elul: um período de autoconhecimento

No domingo (01 de Setembro), começa Elul, o último mês de 5779. Um período em que nossa principal tarefa é o autoconhecimento, o balanço da alma. Um período no qual nos tornamos receptáculo para a santidade. Um período no qual nos preparamos para Rosh Hashaná e Iom Kipur, os Iamim Noraim.

O arrependimento exige arrepender-se do passado e tomar uma resolução positiva para o futuro, porém o primeiro passo é consertar e organizar adequadamente o presente, para que seja bom e correto em todos os aspectos da ação, fala e pensamento. Somente então, quando o presente é como deveria ser, a pessoa pode fazer o trabalho necessário para compensar as falhas e elementos indesejáveis do passado, e criar linhas de orientação e disciplina para o futuro.

O mês de Elul é propício para o autobalanço, e para o arrependimento nas três “vestes” da alma – pensamento, fala e ação. Assim como ignorar nossas falhas pode ser incapacitante, o mesmo pode acontecer quando esquecemos de nossas forças. A pessoa deve conhecer-se bem: tanto as próprias habilidades e talentos quanto as deficiências e fraquezas.

Chodesh Elul Tov!

No Comments

Post A Comment