Centro Israelita | Nossa História
17116
page-template-default,page,page-id-17116,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Nossa História

O passo inicial da trajetória do Centro Israelita foi dado por imigrantes que sentiram a necessidade de construir um espaço para – em liberdade, numa nova terra, professar a fé judaica.

Os sobrenomes Lehrer, Kottek, Finkelstein, Seltzer, Bonder, Lembert, Becker, Lerner, Gurovitz, Soibelman e Maltz assinam os primeiros estatutos da instituição, que previam o acolhimento de qualquer judeu independente da nacionalidade. Ao cemitério do bairro Tristeza e à sinagoga, inaugurada em 1924 na gestão de Marcos Eizirik, somou-se no mesmo ano a Escola Iídishe (atual Colégio Israelita Brasileiro).

A gestão de Israel Starosta, a partir de 1932, foi um marco: à época são comprados os terrenos do novo cemitério, na rua Vicente da Fontoura, e a coletividade empenha-se no ousado projeto de construção da nova sede do Centro Israelita, no mesmo local e que teve uma concorrida cerimônia de abertura quando da sua conclusão.

Hoje, integramos a comunidade judaica de Porto Alegre atendendo em vários aspectos, tornando nossa sinagoga um centro comunitário. Além de um ambiente que se possa colocar a religião em prática, o Centro Israelita é também um local para discutir textos de grandes pensadores, estudar, cantar e viver a cultura judaica de diversas formas.

We work closely with you and carry out research to understand your needs and wishes.