Centro Israelita | Quem Somos
8
page-template-default,page,page-id-8,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Quem Somos

No Centro Israelita Portoalegrense você pode estudar, rezar, cantar e vivenciar o judaísmo de diversas formas. O Centro Israelita Portoalegrense foi fundado em 12 de Setembro de 1917 por imigrantes que sentiram a necessidade de construir um espaço para cultivar a fé judaica.

Hoje, integramos a comunidade judaica de Porto Alegre atendendo em vários aspectos, tornando nossa sinagoga um centro comunitário. Além de um ambiente que se possa colocar a religião em prática, o Centro Israelita é também um local para discutir textos de grandes pensadores, estudar, cantar e viver a cultura judaica de diversas formas.

Não há uma idade específica para frequentar nosso espaço. Há desde o Letamid, para os mais jovens, até os grupos de discussão para os adultos e mais experientes.

Viva e desfrute de todos os momentos que proporcionamos para você.

–  –   –   –

Princípios Norteadores do Movimento Masorti

Muitas vezes nos perguntamos: o que é o Movimento Masorti, ao qual o Centro Israelita é vinculado.

Abaixo, apresentamos alguns de seus princípios norteadores, para que possamos refletir a respeito dos mesmos, uma vez que são aplicados a todas as organizações ligadas ao Movimento Conservador. São eles:

* O estudo da Torá, no sentido mais amplo, e a transmissão de seus princípios de geração em geração;

* A unidade do povo judeu, fomentando os laços entre judeus onde quer que vivam;

* A centralidade da sinagoga na vida do povo judeu;

* A importância de manter uma prática judaica comprometida com a Halachá (Lei Judaica) e as Mitzvot, mas ao mesmo tempo dinâmica, refletindo o amor pela tradição e abraçando a modernidade e os aspectos positivos da mudança;

* A centralidade de Medinat Israel junto com o conhecimento e o uso da língua hebraica na vida do povo judeu;

* Os valores de igualdade, pluralismo e democracia no desenvolvimento da tradição judaica.