Centro Israelita | Rosh Chodesh Adar II
20269
post-template-default,single,single-post,postid-20269,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Rosh Chodesh Adar II

Rosh Chodesh Adar II

Nesta sexta-feira, 8 de março, é o primeiro dia de Adar II, o mês em que comemoraremos Purim.

O calendário judaico é baseado na Lua. Ela aparece no céu no início de cada mês judaico como um crescente estreito, que gradualmente se torna mais pleno a cada noite, até ficar perfeitamente cheio e redondo, no meio do mês. Então a Lua “encolhe” até desaparecer totalmente por volta do fim do mês, apenas para reaparecer no começo do novo mês. Quando a Lua surge primeiramente como um estreito crescente, é chamada de “novilúnio” (em hebraico Molad – “nascimento da Lua”). No Shabat antes da Lua nova, anunciamos e abençoamos o novo mês (exceto o mês de Tishrei, que é abençoado unicamente pelo próprio Deus)

De um novilúnio ao seguinte passam-se pouco mais de vinte e nove dias e meio. Esta é a duração do mês. Mas, uma vez que não podemos ter metade do dia pertencendo a um mês e a outra metade ao seguinte, o calendário foi construído de maneira a termos, às vezes, vinte e nove dias, e outras vezes, trinta dias no mês judaico; nunca mais, nem menos.

É por isso que às vezes temos um dia de Rosh Chodesh (início do mês) e às vezes dois. Quando temos um dia de Rosh Chodesh, significa que o mês que se finda tem 29 dias; se temos dois dias de Rosh Chodesh, o primeiro pertence ao mês anterior (ou seja, é o 30º dia do mês que finda), enquanto o segundo dia de Rosh Chodesh é o primeiro dia do novo mês. Assim, quando anunciamos o novilúnio de Adar I (este ano), dizemos: “Rosh Chodesh de Adar Rishon será no domingo e na segunda-feira; que nos venha para o bem”.

Chodesh Tov!

Fonte: Chabad.org

No Comments

Post A Comment