Centro Israelita | Tu B’Av: de onde vem o Dia dos Namorados em Israel
19643
post-template-default,single,single-post,postid-19643,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Tu B’Av: de onde vem o Dia dos Namorados em Israel

Tu B’Av: de onde vem o Dia dos Namorados em Israel

O mês de Av (que começa nesta sexta-feira. dia 13 de julho), em que o povo de Israel viveu um de seus períodos mais trágicos (com a destruição de seu dois templos em 9 de Av), também contempla uma data das mais alegres de nosso calendário. Muitos podem pensar que o dia 15 de Av, também conhecido como Dia dos Namorados na Terra Prometida, é apenas uma data comercial. Mas não é bem assim…

Encontrar a Alma Gêmea é um conceito muito importante na filosofia judaica. E existem alguns fatos históricos relacionados a esta data. Apenas para ficar no clima romântico, na antiga Israel, era costume que a 15 de Av as “filhas de Jerusalém” saíssem com vestes de linho emprestadas (de modo a não constranger aquelas que não tivessem belas roupas) para dançar nos vinhedos. Assim, aqueles que não tivessem uma esposa podiam ir até lá para encontrar uma noiva (Talmud, Taanit 31a).

No Comments

Post A Comment